TURMAS ITA/IME

no Colégio Teleyos

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é o centro público de ensino superior da Força Aérea Brasileira e está vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Fica localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Oferece os cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica e Engenharia da Computação. Foi pioneiro na pós-graduação em Engenharia no Brasil, tendo formado, em 1963, o primeiro Mestre do país na área e, em 1970, o primeiro Doutor. A graduação segue uma mesma grade curricular durante os dois primeiros anos. Só após esse período, cada estudante ingressa no curso profissional que escolheu no vestibular.

IME

Criado em 1792, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é considerado a primeira escola de Engenharia das Américas e a sétima do mundo. Como instituição pública de ensino, oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio de atividades de natureza técnico-científica. Considerado um centro de excelência no ensino da Engenharia, tem um dos vestibulares mais exigentes do país tanto no aspecto intelectual quanto no condicionamento físico. Fica localizado na Urca, bairro da Zona Sul carioca, mais precisamente na Praia Vermelha, ao lado da estação do Bondinho do Pão de Açúcar.