O programa Líder em Mim foi desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os conceitos abordados pela obra foram adaptados à realidade educacional do Brasil.

O Líder em Mim trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nossos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir.

Com a aprendizagem socioemocional, os alunos percorrem um caminho de descobertas e autoconhecimento, sendo possível ajudá-los a entender seus sentimentos, o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os desmotiva e de que forma eles podem construir relações positivas.

Com uma metodologia clara e embasada nos 7 hábitos, os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudando comportamentos (FAZER) e assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER).

O modelo Ver-Fazer-Obter cria novos paradigmas, práticas efetivas e resultados reais. Quando mudamos a maneira como vemos as coisas, influenciamos o que fazemos e os resultados que obtemos.

O foco dessa transformação acontece especialmente em 3 dimensões:

•  Liderança: desenvolvimento das habilidades de liderança.

•  Cultura: desenvolvimento na cultura escolar.

•  Acadêmico: desenvolvimento nos resultados acadêmicos.

A liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.

O programa trabalha hábitos que desenvolvem o indivíduo de forma integral, nas áreas que atingem o individual (vitória particular) e social (vitória pública). Os alunos aprendem os hábitos através da “árvore dos 7 hábitos”.

Hábito 1: Seja proativo.

Hábito 2: Comece com o objetivo em mente.

Hábito 3: Faça primeiro o mais importante.

Hábito 4: Pense ganha-ganha.

Hábito 5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido.

Hábito 6: Crie sinergia.

Hábito 7: Afine o instrumento.

Os conteúdos abordam 16 competências socioemocionais. A tabela foi estruturada considerando a jornada de liderança que passa pelos seguintes caminhos.

Da dependência para a independência: eficácia pessoal e eficácia interpessoal.

•  Autorregulação;
•  Visão;

•  Gestão do tempo;

•  Pensamento de ordem superior;

•  Construção de relacionamentos;

•  Empatia;
•  Comunicação;

•  Colaboração.

Da independência para a interdependência: liderar a si mesmo.

•  Desenvolvimento de pontos fortes;

•  Atingimento de metas;

•  Contribuição ativa;

•  Melhoria contínua.

Da interdependência para a faculdade, carreira e preparação para a vida: liderar outros.

•  Cultivo da confiança;

•  Coordenação de equipes;

•  Empoderamento de potenciais.

O Colégio Teleyos procura estimular essas competências para fortalecer a formação do educando de forma íntegra e segura.
Através do Líder em Mim, realizamos diversas ações durante o ano em que foi possível fomentar as competências propostas.