O programa Líder em Mim foi desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os conceitos abordados pela obra foram adaptados à realidade educacional do Brasil.
O Líder em Mim trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nossos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir.
Com a aprendizagem socioemocional, os alunos percorrem um caminho de descobertas e autoconhecimento, sendo possível ajudá-los a entender seus sentimentos, o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os desmotiva e de que forma eles podem construir relações positivas.
Com uma metodologia clara e embasada nos 7 hábitos, os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudando comportamentos (FAZER) e assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER).
O modelo Ver-Fazer-Obter cria novos paradigmas, práticas efetivas e resultados reais. Quando mudamos a maneira como vemos as coisas, influenciamos o que fazemos e os resultados que obtemos.
O foco dessa transformação acontece especialmente em 3 dimensões:
• Liderança: desenvolvimento das habilidades de liderança.
• Cultura: desenvolvimento na cultura escolar.
• Acadêmico: desenvolvimento nos resultados acadêmicos.
A liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.
O programa trabalha hábitos que desenvolvem o indivíduo de forma integral, nas áreas que atingem o individual (vitória particular) e social (vitória pública). Os alunos aprendem os hábitos através da “árvore dos 7 hábitos”.
Hábito 1: Seja proativo.
Hábito 2: Comece com o objetivo em mente.
Hábito 3: Faça primeiro o mais importante.
Hábito 4: Pense ganha-ganha.
Hábito 5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido.
Hábito 6: Crie sinergia.
Hábito 7: Afine o instrumento.
Os conteúdos abordam 16 competências socioemocionais. A tabela foi estruturada considerando a jornada de liderança que passa pelos seguintes caminhos.
Da dependência para a independência: eficácia pessoal e eficácia interpessoal.
• Autorregulação;
• Visão;
• Gestão do tempo;
• Pensamento de ordem superior;
• Construção de relacionamentos;
• Empatia;
• Comunicação;
• Colaboração.
Da independência para a interdependência: liderar a si mesmo.
• Desenvolvimento de pontos fortes;
• Atingimento de metas;
• Contribuição ativa;
• Melhoria contínua.
Da interdependência para a faculdade, carreira e preparação para a vida: liderar outros.
• Cultivo da confiança;
• Compartilhamento de propósitos;
• Coordenação de equipes;
• Empoderamento de potenciais.
O Colégio Teleyos procura estimular essas competências para fortalecer a formação do educando de forma íntegra e segura.
Através do Líder em Mim, realizamos diversas ações durante o ano em que foi possível fomentar as competências propostas.
Foi trabalhado o paradidático "Uma outra princesa"
contextualizado com o Programa Líder em Mim.
Realizamos um momento de muita interação e alegria com a eleição dos personagens do Líder em Mim.